Navegando nas Nuvens: Explorando o Futuro dos Bancos de Dados na Nuvem

Imagine que você tem uma biblioteca cheia de livros. Agora, em vez de ter essa biblioteca em sua casa, onde você precisa cuidar de todo o espaço, organização e manutenção, você decide mover todos os seus livros para uma biblioteca pública. Lá, eles cuidam de tudo para você, e você pode acessar seus livros sempre que quiser, de qualquer lugar. Isso é semelhante ao que um banco de dados na nuvem faz.

Agora, imagine se essa biblioteca pudesse instantaneamente criar cópias de seus livros caso eles se tornassem muito populares, ou se pudesse recomendar novos livros com base no que você já leu. Isso seria incrível, não é? Bem, esses são alguns dos benefícios de usar bancos de dados na nuvem.

Explicação

Um banco de dados na nuvem é um serviço de banco de dados criado e acessado por meio de uma plataforma de computação em nuvem. Ele atende a muitas das mesmas funções de um banco de dados tradicional com a flexibilidade adicional da computação em nuvem. Os bancos de dados baseados na nuvem permitem que os usuários armazenem, gerenciem e recuperem seus dados estruturados, não estruturados e semi-estruturados, por meio de uma plataforma na nuvem acessível pela Internet.

80/20

  1. Entenda o conceito de banco de dados na nuvem: É fundamental entender o que é um banco de dados na nuvem e como ele difere de um banco de dados tradicional.
  2. Conheça os diferentes tipos de bancos de dados na nuvem: Existem vários tipos de bancos de dados na nuvem, incluindo bancos de dados relacionais, de chave/valor, de documentos, na memória, de gráficos, de séries temporais, coluna ampla e de livros contábeis.
  3. Explore os benefícios dos bancos de dados na nuvem: Os bancos de dados na nuvem oferecem muitos benefícios, como maior agilidade, inovação, tempo de lançamento no mercado menor e riscos reduzidos.

Ponto Cego

Assunto Relacionado

Um tópico relacionado que pode ajudar a entender melhor os bancos de dados na nuvem é o conceito de computação em nuvem


Inteligência Artificial e Métodos Quantitativos


1 Big Data.

1.1 Definição de Big Data.

1.2 Bancos de dados na nuvem.

1.2.1 O paradigma de computação na nuvem.

1.2.2 Requisitos de gerência de dados na nuvem.

1.2.3 Categorias de bancos de dados na nuvem.

1.3 Infraestruturas para processamento distribuído de Big Data: Hadoop, Spark, Kafka.


2 Data Warehouse.

2.1 Definição e características de um Data Warehouse.

2.2 Data Mart.

2.3 Processamento de Transações em tempo real: OLTP e OLAP.

2.4 Modelagem Multidimensional.

2.5 Bancos de Dados Multidimensionais.

2.6 Projeto de Data Warehouse.

2.7 Conceitos de extração, transformação e carga (ETL).


3 Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados.

3.1 Conceitos básicos do processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados (KDD).

3.2 Metodologia de KDD.

3.3 Métodos de Data Mining.

3.4 Pré-processamento de dados.

3.5 Mineração de dados: classificação, regressão, detecção de agrupamentos, descoberta de regras de associação, sumarização, modelagem de dependências, detecção de tendências e exceções.

3.6 Visualização de Dados.


4 Aprendizado de máquina.

4.1 Tipos de aprendizado de máquina: aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizado por reforço.

4.2 Algoritmos de aprendizado de máquina: regressão, árvores de decisão, redes neurais, máquinas de vetor de suporte e algoritmos de agrupamento.


5 Estatística.