15 Maneiras gratuitas de direcionar mais tráfego para seu site

Por que mais tráfego no site?

O tráfego do site é um indicador importante e impulsionador do crescimento dos negócios. Ele pode ajudá-lo a:
• Ver como seu marketing está funcionando
• Reunir informações sobre seu público para tomar decisões
• Melhorar sua credibilidade em SEO e em mecanismos de pesquisa
• Gerar mais leads, aumentar conversões e obter mais clientes

Para alcançar esses benefícios, é necessário direcionar o tráfego para seu site da maneira certa e focar em direcionar tráfego de qualidade. Nesta postagem, abordaremos maneiras gratuitas de direcionar o tráfego para seu site de uma maneira que afeta seus resultados.

Tráfego livre vs tráfego de qualidade

O tráfego no seu site ajuda a melhorar sua classificação, o que, por sua vez, gera mais tráfego, mas você deseja garantir que o aumento no tráfego também esteja associado a um aumento no envolvimento. Se seu tráfego estiver aumentando, mas suas taxas de conversão estiverem diminuindo, você não estará trazendo o tráfego certo.

Existem várias maneiras de otimizar seu site para conversão – incluindo a inclusão de frases de ação e formulários de captura de leads nos lugares certos, fornecendo as informações que seus visitantes estão procurando e tornando a navegação fácil e intuitiva. Mas o primeiro passo é atrair os visitantes certos para o seu site em primeiro lugar. Seu objetivo, no que diz respeito ao tráfego do site, é atrair visitantes mais qualificados ao seu site. Ou seja, aqueles com maior probabilidade de se converterem em leads e clientes .

Canais que direcionam tráfego de qualidade ao seu site

Não existe uma ferramenta de configurar e esquecer que gera tráfego de site gratuito e de alta qualidade. Em vez disso, existe uma mistura de canais que trabalham juntos para atrair visitantes. Alguns exigem esforço, outros exigem tempo e outros exigem dinheiro. Algumas das estratégias e canais que direcionam tráfego para seu site incluem:

• Listagens de diretórios on-line
• SEO na página
• SEO fora da página
• E-mail
• Mídias sociais
• Anúncios on-line
• Blogs

Na próxima seção, entraremos em mais detalhes sobre as maneiras mais eficazes (e confiáveis) de aumentar o tráfego do site gratuitamente.

Maneiras gratuitas de aumentar o tráfego do site do Google

1. Crie uma listagem gratuita do Google Meu negócio

Você sabia que uma listagem otimizada do Google Meu Negócio recebe 7 vezes mais visitas do que uma incompleta? Não se esqueça de que a sua listagem está vinculada ao seu site, por isso é uma ótima maneira de obter mais tráfego para o seu site.

Lembre-se também de que o Google está ficando cada vez mais inteligente com os resultados. Se sua listagem fornecer todas as informações que um cliente em potencial precisa para tomar uma decisão, elas poderão abrir mão do site e entrar em contato/visitar sua empresa diretamente – ainda melhor do que uma visita ao site!

2. Realize SEO na página

Existem muitas táticas de SEO que você pode executar em cada uma das páginas do seu site para aumentar sua classificação nos mecanismos de busca e obter mais visitantes. Isso inclui a produção de conteúdo de alta qualidade que seu público-alvo está pesquisando e a criação de meta descrições concisas para suas páginas. A meta descrição aparece abaixo do seu URL nos resultados da pesquisa. Saber sobre o que é uma página e o que resultará em um clique aumenta a probabilidade dos usuários. As táticas de SEO na página como essas são gratuitas, mas levam algum tempo. Para obter mais ajuda com o SEO na página, confira esta postagem no blog: Fatores de classificação do Google: SEO na página versus SEO fora da página.

Outras maneiras gratuitas de aumentar o tráfego do site

Aqui estão dez etapas adicionais que você pode executar para aumentar o tráfego do site.

1. Seja listado em diretórios online

Outra maneira de aumentar o tráfego do seu site é listar seu site em diretórios online gratuitos e revisor de sites. Para a maioria desses sites, seu perfil terá um link para seu site. Portanto, a atualização ativa dessas listagens e a obtenção de críticas positivas provavelmente resultarão em mais tráfego no site. Além disso, muitos diretórios como o Yelp têm forte autoridade de domínio no Google. Há uma chance de a página gratuita do Yelp da sua empresa ter uma classificação alta em pesquisas relevantes.

2. Crie backlinks

Um backlink é um link para seu site a partir de outro site. Backlinks de empresas complementares ou influenciadores do setor não apenas levarão sua empresa a um público maior, mas também direcionarão tráfego qualificado para o seu site. Além disso, o Google adota backlinks e aumenta sua confiança nos seus negócios se vir outros sites confiáveis ​​apontando para o seu. Mais confiança do Google leva a classificações mais altas, o que gera mais tráfego. Seja notado no Google gratuitamente com backlinks de qualidade.

3. Publique nas mídias sociais

A mídia social é uma das ferramentas de marketing gratuitas mais populares do mercado e desempenha um papel na geração de tráfego para o seu site. Use o Facebook, Instagram e LinkedIn para promover postagens de blog e outras páginas úteis em seu site. Dessa forma, você pode transformar seu público de mídia social em visitantes do site e atrair tráfego de suas redes se publicar conteúdo compartilhável.

Criar conteúdo útil é gratuito e não é tão difícil quanto parece. Você é o especialista em seu produto / serviço; seu trabalho é simplificá-lo para o seu público.

4. Inclua Hashtags em suas postagens

Ao adicionar hashtags às postagens que promovem as páginas do seu site e as postagens do blog, você pode estender seu alcance além da sua rede e ser descoberto pelos usuários que pesquisam seus produtos e serviços. Quanto mais olhos nos seus links, mais tráfego livre você terá no seu site.

5. Use páginas de destino

As páginas de destino são outra fonte gratuita de tráfego para o seu site. São páginas específicas de suas ofertas, como resgate de um código de desconto, download de um guia gratuito ou início de uma avaliação gratuita. Eles contêm os detalhes que os usuários precisam para avançar e converter e se concentram em uma frase de chamariz específica, aumentando a probabilidade de isso acontecer. Como as páginas de destino são muito específicas, você pode ser muito segmentado em suas mensagens, aumentando o tráfego que chega a essas páginas.

6. Palavras-chave de cauda longa segmentadas

Embora as palavras-chave de cauda curta sejam frequentemente pesquisadas com mais frequência, é mais difícil classificá-las nos mecanismos de pesquisa. A segmentação de palavras-chave de cauda longa, por outro lado, oferece uma melhor chance de você ter uma classificação mais alta ( mesmo na primeira página ) para consultas específicas para seus produtos e serviços – e uma classificação mais alta significa mais tráfego. Além disso, à medida que os mecanismos de pesquisa e os recursos de voz para texto avançam, as pessoas estão usando frases mais específicas para pesquisar online. Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis para ajudá-lo a encontrar palavras-chave a serem segmentadas, como Responder ao Público.

7. Inicie o email marketing

Enviar boletins regulares e promover ofertas por e-mail é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes e também pode ajudar a obter tráfego para seu site. Forneça informações úteis e links para páginas do seu site, onde eles podem aprender mais, como postagens em blogs e páginas de entrada para ofertas específicas. Apenas certifique-se de que você não bombardeie continuamente seus leitores com e-mails, ou seus clientes se desligarão, excluirão ou cancelarão a inscrição de seus e-mails.

Além disso, pense cuidadosamente nas linhas de assunto do seu email. Isso influencia fortemente se um usuário abre ou não seu email. Se seus e-mails nunca forem abertos, eles não poderão fornecer tráfego ao seu site!

8. Blog convidado

Ter um influenciador do setor publicando uma postagem no seu site ou transformando uma entrevista com eles em uma postagem no blog pode ajudar a direcionar o tráfego por meio de pesquisa orgânica, mas também por meio desse influenciador que promove o conteúdo para seu público (consulte a seção de backlinks acima). Isso também pode ajudar a adicionar mais variedade ao seu conteúdo e mostrar aos visitantes que você é ativo em seu campo.

Como alternativa, você pode pedir ao influenciador que mencione sua empresa em sua própria revisão ou publicação de resumo. Esse método ainda é gratuito, mas você ainda precisa da colaboração com o influenciador para fazer uma troca com benefício mútuo.

Você também pode ser um blogueiro convidado. Identifique negócios complementares em sua área cujo público seja relevante para seus negócios. Veja se você pode contribuir com uma postagem no blog com um link para seu site. Verifique se o seu conteúdo é relevante e útil para o público-alvo, para que seja uma troca mais uniforme.

9. Envolver-se online

É gratuito estar ativo em grupos online e em sites relevantes para seus negócios e comunidade – e ajuda você a obter mais tráfego. Comente em blogs e postagens em mídias sociais, responda a perguntas que as pessoas estão postando e participe de conversas sobre seu setor. Quanto mais você se envolve com sua comunidade, mais exposição e visitas ao perfil você recebe.

Se seus perfis de mídia social contiverem um link para seu site, você transformou seu engajamento em outro canal para o tráfego do site. Apenas certifique-se de se envolver de forma moderada e sincera e evite incluir links para o seu site nos seus comentários – para que você não pareça spam e prejudique sua reputação on-line e comercial. O aumento do tráfego não deve ser a meta do seu envolvimento, mas um resultado secundário.

10. Aprenda com o seu Analytics

O Google Analytics é gratuito, e as informações coletadas podem ajudá-lo a direcionar mais tráfego para o seu site. Use links rastreados para suas campanhas de marketing e verifique regularmente as análises do site. Isso permitirá que você identifique quais estratégias e tipos de conteúdo funcionam, quais precisam ser aprimoradas e quais não devem ser desperdiçadas.

Formas pagas de direcionar o tráfego do site do Google

A publicidade paga no Google é uma ótima maneira de direcionar as pessoas ao seu site que procuram os serviços que você fornece.

1. Publicidade na Pesquisa do Google

Com o Google Ads, você paga para que seu site (geralmente uma página de destino) seja exibido na parte superior dos resultados de pesquisa de determinadas palavras-chave. Quando uma consulta é inserida usando essas palavras-chave, o Google analisa todas as contas que fazem lances nessas palavras-chave e exibe e classifica os resultados pagos de acordo com a qualidade e a relevância do anúncio.

Os resultados da pesquisa paga são exibidos primeiro, na parte superior das páginas de resultados. Esse tipo de exposição é uma ótima maneira de gerar mais tráfego para o seu site por visitantes qualificados. Além disso, você paga apenas quando alguém clica no seu anúncio.

2. Publicidade no Google Maps

Você também pode selecionar preferências na plataforma do Google Ads para que sua empresa apareça na parte superior dos resultados de pesquisa do Google Maps. Assim como nos anúncios de pesquisa pagos regulares, ao lado da sua listagem, haverá um indicador de que este é um resultado pago, mas a exposição que você obtém ao aparecer na parte superior é inestimável.

Outros métodos pagos para gerar tráfego no site

Mídias sociais, anúncios gráficos e de redirecionamento são excelentes canais de publicidade PPC para aumentar o tráfego do site.

Publicidade em Mídias Sociais

Enquanto na publicidade de pesquisa, você está pagando para aparecer no primeiro lugar em pesquisas relevantes, com a publicidade de mídia social que você está pagando para aparecer em feeds relevantes. Com as duas formas de publicidade, você pode especificar o tipo de público à frente do qual gostaria de aparecer, mas com mais dados psicográficos, as mídias sociais oferecem uma segmentação excelente.

Exibição de publicidade

Os anúncios gráficos são banners de marca que são colocados em sites relevantes. Se você é um negócio de condicionamento físico e seu anúncio é exibido em uma página da Web sobre equipamentos esportivos, é provável que ele direcione tráfego relevante para o seu site.

Retargeting

Anúncios de redirecionamento podem aparecer em sites ou feeds de mídia social. Eles são colocados na frente de pessoas que já visitaram seu site uma vez e, portanto, têm mais probabilidade de retornar.

Evite geradores instantâneos de tráfego de sites

Existe o tráfego gratuito de sites, mas não existe um botão ou ferramenta mágica que o gere magicamente, independentemente de seus próprios esforços. Se você está considerando um gerador automático de tráfego para qualquer tipo de negócio (pago ou gratuito), aqui estão três razões para evitá-los:

• Geradores automáticos de tráfego de sites podem prejudicar seus rankings
O Google pode detectar comportamentos com spam, suspeitar de picos de atividade e monitorar como os usuários estão interagindo com seu site. O uso de um bot ou gerador de tráfego automático provavelmente atrairá o tipo errado de atenção do Google, o que prejudicará sua reputação com eles e, portanto, seu ranking.

• Seu tráfego não será direcionado
O objetivo final de obter mais visitantes em seu site e obter uma classificação mais alta no Google é aumentar o número de pessoas que interagem com (e esperançosamente se tornam clientes) de sua empresa. Se seus visitantes não forem segmentados, é provável que eles não se envolvam com seu site, e é mais provável que suas taxas de conversão e de conversão diminuam.

• Seu site pode ser banido
Se seu site estiver atraindo tráfego de bot, você corre o risco de ser bloqueado pelas plataformas de publicidade on-line ou, pior ainda, de ser removido do Google. Tráfego de site barato não vale a pena! Reserve um tempo para criar tráfego de alta qualidade e sustentável para o seu site.

O Google Meu Negócio é o melhor gerador gratuito de tráfego para sites

Obter tráfego gratuito no site pode não custar dinheiro, mas exigirá esforço de sua parte. No entanto, o esforço que você fizer será igual à qualidade do tráfego gerado. Como mencionado acima, não faz sentido obter mais tráfego para o seu site se esses visitantes provavelmente não se envolverem com suas páginas, se converterem em leads ou se tornarem clientes.

É por isso que o Google Meu Negócio se destaca como o melhor gerador de tráfego gratuito para sites. Isto:

• É fácil e gratuito de configurar sua listagem
• Permite que você apareça em pesquisas relevantes para sua empresa e localização
• Aumenta sua visibilidade em uma plataforma cujos usuários têm a intenção de comprar
• Direciona tráfego qualificado para seu site e sua loja
• Recursos clientes a oportunidade de publicar comentários e aumentar ainda mais sua presença

Além disso, lembre-se de que o Google Meu Negócio:

• Permite que sua empresa seja encontrada em pesquisas para dispositivos móveis, que ultrapassaram a área de trabalho.
• Utiliza recursos visuais para fornecer aos consumidores uma noção de como é realmente estar nos seus negócios, eliminando a incerteza, que é uma grande barreira à entrada.
• Equipa os pesquisadores com a capacidade de interagir com sua empresa diretamente na sua listagem – aumentando as chances de envolvimento e obtenção de novos clientes.

Dadas as muitas vantagens de uma listagem do Google Meu Negócio, você não pode ter uma como empresa local. Crie sua listagem e mantenha-a atualizada o máximo possível.

Obter mais visitantes do site não acontece da noite para o dia. É preciso algum esforço, mas eliminamos a parte mais difícil para você: saber o que fazer em primeiro lugar. Ao usar o Google Meu Negócio e os outros canais seguros listados acima, você pode obter os visitantes certos no seu site e, mais importante, mais visitantes se convertendo em clientes.