A indústria publicitária está perdendo até US $ 6 bilhões em fraudes publicitárias todos os anos e os números estão aumentando à medida que você lê isso.
A demanda complexa e a cadeia de suprimentos certamente aumentam os lucros; no entanto, na maioria das partes, ele não elimina a prática acentuada da tecnologia. Essas práticas precisas incluem, mas não estão limitadas a:
- Representar sites estabelecidos e fabricar inventário
- Falsificação de movimentos do mouse e logins de redes sociais
- Mostrando mapa de calor falso de visitantes em uma página da web
A falsificação de domínio e a aparência de humano causaram muitos danos às empresas envolvidas no espectro da publicidade. Foi quando o IAB Tech Lab tomou a iniciativa de introduzir o ads.txt. É um arquivo de texto que permite que os editores hospedem em seu servidor da Web e declarem vendedores autorizados de seu espaço de anúncios digitais.
O que é o Ads.txt
O Vendedor digital autorizado (abreviado como Ads.txt) é uma lista de todos os parceiros (incluindo editores) autorizados a vender inventário digital. Essa lista é salva como um arquivo de texto e carregada no código raiz do site para que os parceiros de demanda vejam todos os vendedores autorizados.
O IAB aspira a melhorar os padrões de publicidade digital, criando um ecossistema mais transparente. Assim, em maio de 2017, o IAB lançou esse recurso para classificar a cadeia de suprimentos e tornar mais difícil para os fraudadores reivindicarem inventário que não lhes pertence.
Com a ajuda do Ads.txt, os compradores podem verificar os vendedores atribuídos ao estoque comercial. O arquivo Ads.txt entra diretamente no código raiz do site. E sem acesso adequado, ninguém pode alterar o código raiz de um site.
Além disso, não requer habilidades técnicas específicas para criar e implementar ads.txt no código raiz HTML. E se você usa o WordPress, o processo é tão fácil quanto instalar um plugin.
Como criar e fazer upload de Ads.txt
Conforme discutido, o ads.txt é um arquivo de texto simples que pode ser criado usando um editor de texto. Digite os detalhes dos vendedores e salve-os. Aqui estão os detalhes necessários:
- Nome de domínio (obrigatório): nome ou domínio do vendedor/revendedor autorizado no site do editor (domínio) para estabelecer a propriedade do domínio para o conhecimento do anunciante.
- ID do editor/ID do vendedor (obrigatório): um número de identificação exclusivo do vendedor ou do revendedor. Você pode solicitar o ID do vendedor de seus respectivos vendedores e redes de anúncios. Além disso, o Google Adsense pode ajudá-lo a obter seu ID de editor.
- Tipo de relacionamento (obrigatório): o vendedor direto se comunica diretamente com os editores para vender uma parte do inventário, como o AdSense. Revendedor , fornecedores autorizados por outra empresa (como troca de anúncios ou SSP) para vender espaço no domínio; por exemplo AppNexus.
- ID da autoridade de certificação (opcional): um código de identificação exclusivo do sistema de publicidade certificado pelo TAG ( Trustworthy Accountability Group ). Também conhecido como TAG ID.
Depois de colocar esses detalhes, basta colocá-los um após o outro em um arquivo de texto, separados por vírgula (,) <Campo # 1>, <Campo # 2>, <Campo # 3>, <Campo # 4>. Salve o arquivo com a extensão ‘txt’. Por fim, coloque esse arquivo no código raiz HTML do seu site.
Aqui está um exemplo de ads.txt:
Faça o Ads.txt funcionar no WordPress
As coisas ficam mais fáceis ao usar o WordPress. Direita? Toda personalização no WordPress começa com a instalação de um plugin. Existem vários plugins gratuitos disponíveis, oferecendo o Ads.txt Manager .
Veja como o ads.txt funciona para usuários do WordPress:
- Instale o plug-in Ads.txt no seu site gerenciado pelo WordPress.
- No painel esquerdo, clique em Configurações> Anúncios.txt para personalizar as configurações.
- Coloque os detalhes do seu Ads.txt e salve as configurações.
Como a maioria dos editores usa o WordPress para gerenciar seus sites, você encontrará vários plugins para criar e implementar o Ads.txt. Escolha o que você achar fácil de usar e confiável para você.
Se você não quiser usar um plugin:
- No painel de navegação esquerdo do Painel do WordPress, clique em Mídia .
- Clique no botão Adicionar novo .
- Faça o upload do arquivo ads.txt. Nomeie-o como ‘ads.txt’.
- Aguarde os robôs do mecanismo de pesquisa rastreá-lo.
Nota: Evite carregar mais de um arquivo ads.txt. Caso deseje atualizar, crie um novo arquivo, exclua o antigo do banco de dados e faça o upload do novo.
Como lidar com a questão do Ads.txt no AdSense
Se o seu site não incluir um arquivo ads.txt com o AdSense como vendedor, você receberá um alerta do Google. Até que o erro seja corrigido , nenhum anúncio será exibido no seu site via AdSense.
Se esse for o seu caso, crie ou edite o arquivo ads.txt adicionando o AdSense como um vendedor autorizado do seu inventário. Após o upload de um arquivo de texto, levará aproximadamente 24 horas para que ele seja rastreado pelo bot do Google e resolva o problema.
Evite os problemas de rastreamento com o Ads.txt
O arquivo Ads.txt é colocado no domínio raiz do site para garantir que seja facilmente rastreado pelo Google. Evite esses problemas com seu arquivo ads.txt para superar erros de rastreamento:
- Verifique se o arquivo ads.txt está sempre disponível, mesmo no momento do rastreamento.
- Coloque-o no domínio raiz para que os robôs o leiam rapidamente; exemplo: www.domain.com/ads.txt.
- Seu servidor / CDN nunca deve retornar uma resposta inválida ao Google Crawler.
- O arquivo Ads.txt deve estar acessível por HTTP e HTTPS.
- Robot.txt do site deve permitir rastrear seu site.
Use os serviços do Google Webmaster para verificar se o arquivo ads.txt está sendo rastreado corretamente. O arquivo Robot.txt possui detalhes de arquivos e páginas disponíveis para serem rastreados pelo Google e Bing bots.
Benefícios do Ads.txt
Quando o setor de publicidade estava perdendo bilhões devido a fraudes, o ads.txt da IAB forneceu a segurança mais necessária. Os relatórios sugerem que também pode ajudar a rastrear o fluxo de dinheiro na cadeia de suprimentos . Aqui estão os benefícios do uso do ads.txt:
Fácil de criar : como apresentado acima, é muito fácil criar um arquivo Ads.txt. Além disso, leva apenas alguns minutos para carregar o arquivo no seu site. Basta colocar o arquivo no seu código raiz HTML e você protegeu seu inventário de anúncios.
Fácil de atualizar : o arquivo Ads.txt pode ser facilmente editado e atualizado com acesso adequado ao código raiz. Para isso, crie um novo arquivo de extensão .txt com detalhes atualizados. Remova o arquivo .txt antigo e carregue o novo no lugar dele. Verifique se os arquivos são rastreados rapidamente pelos bots.
Privado e seguro : apenas o proprietário do site pode fazer upload do arquivo ads.txt no site, o que o protege contra corrupção externa. Não há como um fraudador editar o arquivo, a menos que tenha as credenciais corretas para acessar o site.
Por que os editores não estão optando pelo Ads.txt
A idéia de criar um ambiente de troca mais transparente na adtech ainda é um sonho. O Ads.txt ajuda declarando abertamente o vendedor, mas não deixa de ter desvantagens.
Problemas com ads.txt
- Inserção manual de dados: para criar, atualizar e implementar um arquivo ads.txt, o editor precisa fazer um esforço manual. Isso leva tempo e aumenta as chances de erro humano.
- Lidando com vários parceiros de demanda: a maioria dos editores de médio a premium tem vários parceiros de demanda (incluindo vendedores e revendedores). Os editores precisam periodicamente alterar (adicionar e remover) vendedores da lista, o que pode ser cansativo.
- Não há como denunciar uso inválido: às vezes, os detalhes adicionados ao arquivo podem ser digitados incorretamente. Nesse caso, não há como um parceiro de demanda relatar esse erro ao editor. Também não há um processo automatizado para verificar se os detalhes inseridos estão corretos.
Solução: para evitar erros humanos ao criar o arquivo ads.txt, você pode ter a ajuda de uma ferramenta gratuita, como Gerenciar Ads.txt, que permite criar, gerenciar e atualizar o arquivo para vários domínios.
De acordo com um relatório recente, a fraude de anúncios continuou a crescer e 2020… não será diferente . Se atividades fraudulentas estão aumentando e o ads.txt pode ajudar a combatê-lo, por que os editores não estão optando por isso?
Bem, a resposta pode parecer um pouco estranha, mas os fornecedores não se sentem confortáveis em serem “revendedores” do inventário. Na maioria das vezes, os editores não vendem inventário diretamente. É quando os fornecedores entram em cena. Do ponto de vista do comprador, um revendedor não tem controle completo do inventário com menos tipos de anúncio a oferecer. Em seguida, o ads.txt não elimina toda a fraude de anúncios, apenas a falsificação de domínio até certo ponto.
Mas as coisas estão mudando agora, os anunciantes buscam estoques que suportem ads.txt. Até o lado da demanda começou a atualizar a tecnologia para procurar apenas o inventário ads.txt. Da mesma forma, o AdSense, reivindicando a maioria dos editores digitais, solicita que os editores enviem o arquivo ads.txt.
A linha inferior
Somente o uso do Ads.txt não resolverá todos os problemas enfrentados pelo setor de anúncios. Todo o ecossistema de publicidade precisa lutar contra o inimigo comum, ou seja, fraudes em anúncios. Mais do que isso, existe um grande requisito de transparência no setor de publicidade para eliminar todas as atividades questionáveis.
O IAB trabalha constantemente para atualizar o ads.txt e trazer tecnologia semelhante para conter a fraude. Agora temos:
- Ads.cert: um chute lateral para ads.txt, valida o inventário usando solicitações de lance assinadas criptograficamente .
- App-ads.txt: uma versão do aplicativo para falsificar a fraude do aplicativo, semelhante ao que o ads.txt faz para sites que exibem anúncios.
- OpenRTB 3.0: Uma nova estrutura do IAB projetada para trazer segurança e transparência que suporta a implementação de ads.txt e ads.cert.
O Ads.txt é uma maneira simples e eficaz de trazer transparência, no entanto, não é perfeito como qualquer outra tecnologia. Portanto, vemos uma taxa de adoção lenta .
Por fim, torna-se responsabilidade do vendedor e do comprador fazer com que a maioria desses recursos de segurança traga de volta o verdadeiro significado para os negócios.