41 – Certifique-se de que os clientes paguem suas contas
Sempre esteja certo de receber o pagamento por seus produtos ou serviços. Mantenha as cobranças organizadas, estabeleça um prazo para o pagamento, também não faria mal aceitar cartões de crédito e ter um sistema de pagamento online disponível.
42 – Encontre os funcionários certos
Contrate as pessoas certas para o trabalho Mesmo sendo o seu negócio, você não será hábil em todas as tarefas, por isso precisa de pessoas qualificadas para concluir o trabalho.
43 – Atribuir responsabilidades
Para atribuir responsabilidade, primeiro defina o que é responsabilidade – Ao final de uma reunião, a maioria dos líderes sabe que deve recapitular os próximos passos e determinar quem é o responsável por cada um deles. Delegar tarefas viáveis aos funcionários. Trata-se de uma gestão eficaz.
44 – Saiba que a honestidade é a melhor política
Falar a verdade, por mais difícil que algumas vezes possam parecer, ainda é uma das melhores políticas. A honestidade carrega consigo mais que o sentimento de estar fazendo a coisa certa. Ela mostra que seu caráter é um bem valioso perante toda a sociedade. Além disso, a honestidade promove bem-estar psicológico.
Se surgir algum problema com os funcionários, certifique-se de que seja resolvido. Ninguém gosta de ser falado pelas costas.
45 – Lembre-se de que os opostos se atraem
Contrate pessoas com habilidades e personalidades opostas às suas. Eles vão desafiar você e vão trazer habilidades e talentos diferentes que você não tem para o seu negócio.
46 – Diga adeus à sua vida social
Não precisamos ser radicais ao pé da letra, mais terá que ter ciência que você vai gastar muito tempo dedicado ao negócio. Mesmo que planeje sair à noite, você pode sair e ter que retornar mais cedo porque uma lâmpada acabou de se apagar. Espero que as pessoas mais próximas de sua vida entendam.
47 – Reconheça que você será a última pessoa a ser paga
Como CEO, você é o último a receber um cheque. É assim que funciona até que haja receita adequada.
48 – Chegue a uma definição útil de sucesso
Só porque sua empresa (ainda) não fez de você um milionário, não significa que sua empresa seja um fracasso. Se você é capaz de ter algum lucro fazendo algo pelo qual você é apaixonado, isso não é uma história de sucesso?
49 – Perceba quando é hora de seguir em frente
O fracasso é inevitável. Se as coisas não estão dando certo e você fez tudo o que podia, ponha de lado o orgulho e feche a loja. Algo assim não é fácil de aceitar. Mas é o melhor.
50 – Não confie apenas nos conselhos dos outros
Apesar de eu oferecer todas essas dicas para você, talvez o conselho mais importante seja algo que aprendi da maneira mais difícil: embora muitas pessoas possam oferecer uma assistência inicial, reconheça que, no final, você é a pessoa que comanda o programa e responsável pelo sucesso e fracasso da empresa. Se você entender o que funcionou e o que não funcionou, aprimorará as habilidades e o conhecimento para administrar seu negócio.